Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Câmara aprova por unanimidade o Plano Municipal de Cultura da Prefeitura de Manaus

A capital Manaus entra para o seleto grupo de cidades brasileiras que possuem um Plano Municipal de Cultura (PNC), construído por conselheiros representantes da sociedade civil e do executivo, com base em contribuições da sociedade, com a aprovação feita segunda-feira, (15/5), por unanimidade, pelos 41 vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM). O trabalho de construção do PMC foi coordenado pelo Conselho Municipal de Cultura (Concultura) e Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

A partir de agora o prefeito, David Almeida tem 15 dias para sancionar a lei que cria o PMC, e, assim, habilitar Manaus definitivamente a fazer parte do Sistema Nacional de Cultura (SNC), e estar credenciada a receber investimentos federais para consecução de vários projetos contidos nas diretrizes e metas contidas no Plano Municipal.

O presidente do Concultura, TenórioTelles, comemorou a importante aprovação pelos vereadores: “O Conselho celebra este momento histórico da aprovação pela Câmara de nossa cidade do Plano Municipal de Cultura, que será fundamental para a implementação de políticas públicas para as artes em Manaus”. E destaca que esse trabalho só foi possível graças ao empenho dos conselheiros que representam os segmentos artísticos e os que representam o executivo.

O plano teve a presidência dos trabalhos coordenados pelo vice-presidente Neilo Batista, que ressaltou o dia 15 de maio que entra para a história cultural de Manaus, pois é a concretização de uma das pautas mais importantes da gestão do prefeito David Almeida. “Com esta promessa de campanha paga o prefeito democratiza e amplia o acesso da população às ações culturais em nossa cidade”.

O vereador Alonso Oliveira, presidente da Comissão de Cultura da CMM, participou ativamente da construção do PMC, quando dirigia a Manauscult, entre 2021/2022, e hoje contribuiu para a aprovação na Câmara em tempo recorde. “Valeu a penda todo o esforço. Parabéns ao Conselho de Cultura e a classe artística de um modo geral, muito paz e sucesso. Vamos a partir de agora sensibilizar o prefeito para num prazo record estarmos com o PMC sancionado”.

Texto: Cristóvão Nonato/Concultura
Conselho Municipal de Cultura

 

Deixe seu comentário: