Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Quarta feira, 29 de abril é o 120.º em anos bissextos. Faltam 246 para acabar 2020

Hoje é dia da dança

Brasil supera China e chega a 5.017 mortes por coronavírus

Anvisa aprova uso de testes rápidos de Covid-19 em farmácias

Oposição vai ao STF para barrar nomeação do novo diretor da PF

Casos confirmados de Covid-19 no Amazonas sobem para 4.337

Eventos históricos

Nascimentos

Mortes

Feriados e eventos cíclicos

Internacional

Brasil

Santo do Dia: Santa Catarina de Sena

Neste dia, celebramos a vida de uma das mulheres que marcaram profundamente a história da Igreja: Santa Catarina de Sena. Reconhecida como Doutora da Igreja, era de uma enorme e pobre família de Sena, na Itália, onde nasceu em 1347.

Voltada à oração, ao silêncio e à penitência, não se consagrou em uma congregação, mas continuou, no seu cotidiano dos serviços domésticos, a servir a Cristo e Sua Igreja, já que tudo o que fazia oferecia pela salvação das almas. Por meio de cartas às autoridades, embora analfabeta e de frágil constituição física, conseguia mover homens para a reconciliação e a paz como um gigante.

Dotada de dons místicos, recebeu espiritual e realmente as chagas do Cristo; além de manter uma profunda comunhão com Deus Pai, por meio da qual teve origem sua obra: “O Diálogo”. Comungando também com a situação dos seus, ajudou-o em muito, socorrendo o povo italiano, que sofria com uma peste mortífera, e com igual amor socorreu a Igreja que, com dois Papas, sofria cisão, até que Catarina, santamente, movimentou os céus e a terra, conseguindo banir toda confusão. Morreu no ano de 1380, repetindo: “Se morrer, sabeis que morro de paixão pela Igreja”.

Santa Catarina de Sena, rogai por nós!

 

 

 

 

 

01 – CORONAVÍRUS/Hiury Wdson | 01’51”

Brasil supera China e chega a 5.017 mortes por coronavírus

02 – CORONAVÍRUS/Hiury Wdson | 02’12”

Aumento no número de mortes: Teich admite agravamento da situação

 

03 – CORONAVÍRUS/Denise Coelho | 02’14”

Anvisa aprova uso de testes rápidos de Covid-19 em farmácias

 

04 – JUSTIÇA/Hiury Wdson | 02’49”

Oposição vai ao STF para barrar nomeação do novo diretor da PF

05 – POLÊMICA/Ana Paula Costa | 02’57”

Deputada acusa presidente Bolsonaro de liderar ‘gabinete do ódio’

 

06 – ELEIÇÕES 2020/Rene Almeida | 02’38”

Regularização do título de eleitor pode ser feita pela internet

 

07 – ENTREVISTA/Wellington Mesquita | 09’47”

Cientista político analisa Datafolha com números sobre Bolsonaro

 

08 – ESPORTE/Danielle Esperon | 02’26”

Governo federal planeja retorno do futebol com portões fechados

 

09 – ESPORTE/Danielle Esperon | 01’30”

CBF abre inscrições para o e-Brasileirão 2020

 

Casos confirmados de Covid-19 no Amazonas sobem para 4.337

 

 

Casos confirmados de Covid-19 no Amazonas sobem para 4.337

 

O Amazonas registrou mais 409 casos de Covid-19, nesta terça-feira (28/04), totalizando 4.337 casos confirmados do novo coronavírus no estado, segundo boletim epidemiológico divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM). Também foram confirmados mais 31 óbitos pela doença, elevando para 351 o total de mortes.

 

O boletim aponta que 2.288 pessoas com diagnóstico de Covid-19 estão em isolamento social ou domiciliar. De ontem para hoje, mais 184 pessoas se recuperaram da doença e estão fora do período de transmissão do vírus, totalizando, agora, 1.456 recuperados.

 

Internações – Entre os casos confirmados de Covid-19 no Amazonas, há 242 pacientes internados, sendo 108 em leitos clínicos (50 na rede privada e 58 na rede pública) e 134 em UTI (65 na rede privada e 69 na rede pública).

 

Há ainda outros 993 pacientes internados considerados suspeitos e que aguardam a confirmação do diagnóstico. Desses, 775 estão em leitos clínicos (190 na rede privada e 585 na rede pública) e 218 estão em UTI (99 na rede privada e 119 na rede pública).

 

Municípios – Dos 4.337 casos confirmados no Amazonas até esta terça-feira (28/04), 2.899 são de Manaus (66,8%) e 1.438 do interior do estado (33,1%).

 

Além da capital, 47 municípios já têm casos confirmados, entre eles: Manacapuru (321); Parintins (119); Itacoatiara (101); Iranduba (99); Tabatinga (83); Carauari e Maués, com 66 casos cada; Santo Antônio do Içá (61); Coari (58); Autazes (47); Careiro Castanho (46); Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva, com 36 casos cada; São Paulo de Olivença (31); Tefé (27); Anori (25); Benjamin Constant (23); Amaturá (20); Lábrea (19); Tapauá e Tonantins, com 18 casos cada; Maraã (14); Manaquiri (11); Careiro da Várzea (9); Boca do Acre (8); Beruri, Novo Aripuanã e Urucará, com 7 casos cada; e Silves (6).

 

Os municípios de Borba, Nova Olinda do Norte, Novo Airão, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira têm 4 casos cada; Barcelos, Caapiranga, Codajás, Itapiranga, Jutaí, Manicoré e Urucurituba têm 3 casos cada; Canutama e Humaitá têm 2 casos cada. Os municípios com apenas um caso confirmado são: Anamã, Juruá, Nhamundá e São Sebastião do Uatumã.

 

Óbitos – Entre pacientes da capital, até o momento, há o registro de 274 óbitos confirmados para o novo coronavírus.

Os 19 municípios do interior com óbitos confirmados até o momento são: Manacapuru (21), Itacoatiara (8), Parintins (8), Tabatinga (7), Maués (7), Iranduba (5), Coari (4), Autazes (3), Careiro Castanho (3), Tefé (2), Carauari (1), Rio Preto da Eva (1), São Paulo de Olivença (1), Manaquiri (1), Beruri (1), Urucará (1), Novo Airão (1), Barcelos (1) e Manicoré (1); totalizando 77 mortes por Covid-19 entre pacientes do interior.

 

 

 

Merenda em Casa’ começa a entregar kits de alimentação escolar para alunos da rede estadual

Cerca de 4,5 mil toneladas de alimentos serão distribuídos pelo programa

 

“Isso aqui é uma benção!”, comemorou a autônoma Lucileia de Souza, ao receber, nesta terça-feira (28/04), o kit de alimentação escolar da filha Laiana, entregue pelo Governo do Amazonas, por meio do programa “Merenda em Casa”. A iniciativa tem o objetivo de levar toneladas de alimentos às casas de mais de 400 mil estudantes em todo o Amazonas, garantindo alimentação de qualidade aos estudantes e fomento à economia de municípios do interior.

 

O trabalho para garantir que todas as crianças recebam o kit começou logo no domingo (26/04), mas foi a partir desta segunda-feira (27/04) que as entregas iniciaram. A Secretaria de Estado de Educação e Desporto garante que todas as famílias de alunos da rede estadual receberão o kit nos próximos dias.

 

“Nós estamos desde segunda-feira recebendo os kits nas escolas. Higienizamos as escolas primeiro, recebemos os kits e estamos já recebendo os motoristas, que estão saindo com os carros. Cada motorista sai com uma rota, com um número de kits, 20, 30 kits, para entregar em casa residência. Eles têm o aplicativo, assim como os pais têm o aplicativo, e esse é o comando para receber o kit, pelo aplicativo”, afirmou o coordenador Orlando Moura, da Coordenadoria de escolas da Zona Sul da capital.

 

O Amazonas é o primeiro Estado a fazer a entrega dos alimentos nas casas dos estudantes, como medida de segurança e prevenção ao novo coronavírus. Só em Manaus, cerca de 220 mil alunos serão contemplados.

 

Foi o caso de Kauã Henrique, de 8 anos, que recebeu hoje, em casa, o seu kit. “Soubemos pelo grupo da escola que ele iria receber, mas no dia eu não consegui fazer o cadastro dele, então pensei que não ia conseguir. Só que ligaram de lá [da escola] e disseram que iam entregar assim mesmo, sem ter feito o cadastro, sem nada. Iam fazer o cadastro aqui na hora”, afirmou o pai do aluno, o autônomo Alan Ricardo.

 

Suporte – Para Lucileia, que mora sozinha com as quatro filhas, os alimentos servirão como uma ajuda para quem está passando por dificuldades por conta da crise do novo coronavírus. Ela e a estudante Laiana receberam o auxílio na porta de casa.

 

“Nossa, isso aqui é uma coisa muito importante porque realmente tem pessoas, principalmente agora, mãe e pai, que dependiam de um trabalho autônomo na rua, na feira, e agora não têm.  Então, as crianças estão em casa, muitas vezes o pai e a mãe não têm. E agora, quantos vão ficar felizes que nem eu? E é uma iniciativa muito boa!”, disse a mãe.

 

Agricultura familiar – Além do fomento à economia no comércio local, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto também está garantindo as compras de produtos de agricultores e produtores rurais que já estavam previstas para o ano letivo de 2020. As Chamadas Públicas representam investimentos de mais de R$ 32 milhões na produção rural.

 

FOTOS: Arthur Castro/Secom

 

Governo do Amazonas realiza testes rápidos de Covid-19 no sistema drive-thru, em profissionais de saúde

Testes devem ser agendados por meio do aplicativo Sasi

 

O Governo do Amazonas, por meio da parceria entre a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), iniciou, nesta terça-feira (28/04), a realização de testes rápidos de Covid-19 exclusivos para profissionais de saúde, mediante agendamento pelo aplicativo Sasi. Os testes são feitos na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA), zona sul de Manaus, no sistema drive-thru, que permite que o profissional permaneça dentro do veículo, minimizando o contato e descartando aglomerações.

 

Este é o segundo posto de testagem para profissionais de saúde implementado pelo Governo do Estado e vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h, durante, inicialmente, duas semanas. A meta é realizar entre 250 e 300 testes por dia, sempre obedecendo ao agendamento prévio. No primeiro posto, que funciona há três semanas, em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), já foram realizados cerca de 1.700 testes em profissionais como médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

 

Para assegurar a eficácia do resultado, é recomendado que o teste seja feito em pessoas que estão sintomáticas. “É imprescindível que ele tenha pelo menos oito dias de início dos sintomas, para poder positivar ou não o teste, e a gente ter uma segurança de que o teste realmente está funcionando. Ele é uma punção digital, uma furadinha no dedo, a pessoa faz a coleta e, em 20 minutos, sai o resultado. No final do dia, esse resultado vai para o aplicativo, e basta que o profissional de saúde que realizou o exame solicite, via aplicativo, no seu celular”, detalhou o farmacêutico bioquímico da FVS, Antônio Júnior, responsável técnico pela ação.

Ele frisa que o sistema resguarda a segurança biológica no momento da coleta. “A gente entende que o modo drive-thru é o mais seguro, porque não há o contato direto, tem a barreira física, que é o automóvel. E todos os profissionais estão paramentados para recebê-los”, destaca o farmacêutico, ressaltando que cada coleta é realizada em, no máximo, seis minutos.

 

Caso o servidor da saúde encontre dificuldades para realizar o agendamento no Sasi, o problema deve ser relatado diretamente no site da FVS (www.fvs.am.gov.br

 

 

 

Deixe seu comentário: