Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Aeroporto finlandês diagnosticará Covid-19 por farejamento canino

Projeto é resultado de pesquisa da Faculdade de Veterinária da Universidade de Helsinque, que confirmou a eficácia de cães treinados em detectar a contaminação por Covid-19 em

 

O aeroporto de Helsinque, na Finlândia, vai adotar um novo protocolo de testagem da Covid-19 para recém-chegados na cidade. Cães treinados irão farejar e detectar a presença do vírus nos passageiros.

A medida veio em parceria com a Faculdade de Veterinária da Universidade de Helsinque, que publicou um estudo confirmando que os animais conseguem farejar com quase 100% de eficácia a presença do novo coronavírus em pessoas. Isso motivou os administradores do aeroporto a testarem o método de diagnóstico.

De acordo com os responsáveis pelo projeto, trata-se de uma primeira triagem a quem acaba de chegar em Helsinque. O teste ocorre utilizando uma toalha descartável que o passageiro passará no rosto e será farejada pelo cão. Se ele reagir, é um forte indício de contaminação e a pessoa segue para um diagnóstico mais preciso.

“O piloto que será lançado em 22 de setembro de 2020 é único e inédito no mundo”, confirma o diretor do aeroporto de Helsinque Ulla Lettijeff. Ele também aponta que o projeto é pioneiro, e pode ser promissor na luta contra o novo coronavírus. “Nenhum outro aeroporto tentou usar a detecção de cheiro por cães em uma escala tão grande contra a Covid-19. Este pode ser um passo a mais no caminho para vencer o vírus.”

Método rápido de triagem

O procedimento de farejamento utilizando-se de cães é, além de mais rápido, mais simples para a logística de um aeroporto. De acordo com responsáveis pelo projeto, um cão necessita de muito menos material para ser analisado que um teste RT-PCR comum.

Dezesseis cães estão envolvidos no projeto, divididos em quatro grupos por turno. Todos possuem experiência de farejamento em outras áreas, e este histórico influencia em sua eficiência para aferir a presença do vírus em um material. Alguns animais conseguiram definir em menos de sete minutos, o que é um resultado extremamente veloz.

diagnóstico célere em aeroportos é um ponto crucial para evitar ondas de contágio do novo coronavírus em cidades e regiões. Na China, por exemplo, detectores de calor foram instalados em aeroportos do país para indicar possíveis passageiros infectados. Estas medidas preventivas podem ser eficientes para diminuir níveis de contaminação.

Aéreas asiáticas lutam para tranquilizar passageiros sobre resposta a vírus

Medidas de prevenção garantem distanciamento e segurança enquanto fluxo permanece baixo, mas não se sabe como será quando demanda voltar

Deixe seu comentário: