Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Agricultura Familiar: Idam apoia edições inaugurais de feiras em Tabatinga e Itapiranga

Agricultores familiares de Tabatinga e Itapiranga realizaram no último final de semana, em seus respectivos municípios, as primeiras edições de feiras com itens regionais, que devem se firmar nos calendários oficiais das cidades. O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), juntamente com todo Sistema Sepror, entre outros parceiros, prestaram apoio e assistência técnica em toda a execução de ambos os eventos.

Em Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus), a edição inaugural da feira aconteceu no último domingo (13/12) e, segundo a gerente da unidade local do Idam no município, Tainah Bruna, mais de 500 pessoas prestigiaram a feira, que contou com 37 agricultores familiares.

De acordo com a gerente, mais de 50 itens foram comercializados, entre eles banana, macaxeira, farinha, tucumã, goma, milho, cupuaçu, mamão, laranja, cubiu, limão, coco, pupunha, tapioca, pé de moleque, tucupi, pimenta-de-cheiro e maracujá. A feira rendeu pouco mais de R$ 8 mil para os agricultores, e a próxima edição será no dia 10 de janeiro de 2021.

“A feira é um marco para os agricultores familiares de Tabatinga, pois se encerra o ciclo de produção e podem comercializar livremente os seus produtos com qualidade elevada e boa aceitação do público e, assim, possibilita que o município produza cada vez”, pontou Tainah.

Ela acrescenta ainda que a feira é resultado do trabalho em conjunto do Idam com o Sistema da Secretária de Estado de Produção Rural (Sepror), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do Alto Solimões, Fundação Nacional do Índio (Funai), Diocese do Alto Solimões, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), entre outros.

 

Itapiranga – No último sábado (12/12), o Idam apoiou também a execução da primeira edição da feira da agricultura familiar no município de Itapiranga (a 227 quilômetros da capital), inserida no programa Vem Pra Feira, da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS). Ao todo, 35 produtores rurais participaram comercializando sua produção, que rendeu uma média de R$ 13 mil.

O gerente da unidade local do Idam em Itapiranga, Sérgio Froes, explica que a iniciativa se abre como uma porta diante dos produtores rurais, que passam a ter mais uma opção para comercializar seus produtos diretamente ao consumidor final.

“E já sabemos que deve aumentar para 50 o número de produtores expositores na feira, que acontecerá todas as sextas-feiras e sábados”, disse Sérgio.

Vale destacar que, além dos consumidores de Itapiranga, os produtores rurais receberam consumidores de municípios vizinhos, como Silves. Nas bancas foram comercializadas hortaliças, frutas, ovos, frango caipira, carneiro, entre outros produtos.

Segundo o Idam, cerca de 700 pessoas passaram pela feira, pois no mesmo dia aconteceu a entrega de equipamentos da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e a entrega de Kit Pescador via Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa), da Sepror.

 

FOTOS: Divulgação/Idam

Deixe seu comentário: