Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Benjamin Constant é primeira cidade do interior a ter Ronda Municipal Maria da Penha no Amazonas

A Prefeitura de Benjamin Constant também lança neste mês a Sala de Passagem, que será um local para orientar e dar apoio psicológico para vítimas de abusos

 

A cidade de Benjamin Constant se tornou o primeiro município do Amazonas a ter uma ronda municipal exclusiva para o atendimento às mulheres vítimas de violência. Lançado pela Prefeitura do município no Agosto Lilás, mês de combate à esse tipo de crime, o serviço Ronda Municipal Maria da Penha visa reduzir o número de registros dessa natureza.

 

Conforme o prefeito David Bemerguy, o serviço é de extrema importância para o município. “Em julho deste ano, a Prefeitura de Benjamin Constant entregou várias motocicletas para que as secretarias pudessem executar melhor seus trabalhos. Caracterizamos também um veículo Fiat Doblô especialmente para o Ronda Municipal Maria da Penha. Esse serviço vai aproximar a polícia da comunidade e fazer com que crimes contra as mulheres sejam prevenidos”, explicou David Bemerguy.

 

O serviço vai ser executado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social que também recebeu 100 fardamentos novos para os servidores. “Vamos garantir os direitos das mulheres. Vamos monitorar dados e acompanhar todo o serviço de proteção da mulher e cuidado no combate contra esse tipo violência”, finalizou o prefeito.

 

A Ronda Municipal Maria da Penha poderá ser acionada pelo número: (97) 98454-3646. Qualquer pessoa pode realizar a denúncia e sua identidade será mantida em sigilo.

 

Sala de Passagem

 

Durante o anúncio do serviço Ronda Maria da Penha, o prefeito de Benjamin Constant também anunciou que a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social vai receber uma Sala de Passagem, que vai funcionar em parceria com a Secretaria de Assistência Social.

 

A Sala de Passagem vai abrigar vítimas, sejam mulheres, crianças ou adolescentes, durante um período de 24 horas, oferecendo atendimento inicial psicológico e social para essas pessoas, pelo tempo suficiente para que os abrigados sejam encaminhados para locais apropriados e autoridades competentes.

 

“Uma das preocupações do prefeito David Bemerguy é com a parte social da população. Quando uma mulher ou uma criança é vítima desse tipo de crime, o psicológico fica muito fragilizado podendo deixar marcas na alma pelo resto da vida e é aí que entra a Sala de Passagem, que será um espaço para que essas vítimas sejam assistidas nesse momento tão delicado”, disse a titular da Secretaria de Assistência Social, Jhonah Melly.

 

No local, as vítimas receberão orientação e encaminhamento, além do acolhimento necessário à superação de situação de violência, contribuindo para o fortalecimento da mulher e o resgate de sua cidadania. Vale lembrar que o local não se trata de um abrigo, mas sim uma sala adequada e confortável para o atendimento inicial.

 

“Somos um dos primeiros municípios do Amazonas a ter uma ronda especial da guarda municipal nesse sentido. Junto com a Assistência Social, vamos proteger e assegurar os direitos das mulheres. Também vamos monitorar e levantar dados, para acompanhar todo o serviço de proteção e cuidado no combate à violência contra a mulher, afinal, a violência doméstica constitui grave violação aos Direitos Humanos”, finalizou David Bemerguy.

 

Dados

 

Somente este ano, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), 667 mulheres foram vítimas de violência doméstica em todo o estado. Em todo ano passado, foram 1.663 mulheres vítimas desse tipo de crime.

Deixe seu comentário: