Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Por Professor José Melo
Ex-Governador do Estado do Amazonas
Segundo a teoria científica mais aceita, a vida na terra surgiu por processos químicos, em decorrência das condições da própria terra; primeiramente na água, na forma de bactérias, algas e microrganismos, há mais de 3,5 bilhões de anos atrás.
Outra teoria, também bem aceita, é que os primeiros hominídeos (nós) evoluíram de um ancestral comum entre os grandes primatas de hoje, que viveu por volta de 7 milhões de anos atrás. Com a evolução surgiu o HOMO HABILIS, que viveu há 2,4 a 1,5 milhões de anos atrás, fabricando instrumentos grosseiros de pedra, além de desenvolver uma linguagem rudimentar. Nós, homens modernos, evoluímos do HOMO SAPIENS; populações primitivas que viviam na África, Ásia e Europa misturando-se geneticamente umas com as outras.
Trago um pouco da evolução científica e do surgimento da vida para situar a África como um dos berços da humanidade e do seu povo, que, com a mistura genética, contribuiu decisivamente para formação de nós, seres humanos espalhados pelo Planeta Terra.
O Brasil, povoado inicialmente pelos nossos povos originários, nossos irmãos indígenas, e posteriormente pelos portugueses, é hoje um país que abriga descendentes da Ásia, Europa, Américas e da África. Somos um país cosmopolita. De braços abertos, recebemos todos!
Nossos irmãos de origem africana vieram para cá em um episódio triste da nossa história, a escravidão, e ajudaram a construir a nossa nação. Estão espalhados por todos os estados brasileiros, atuando como professores, artesãos, médicos, advogados, artistas, empresários, servidores públicos, trabalhadores de todas as áreas da indústria, comércio e serviços. São nossos irmãos de lutas e de ideais por um Brasil mais justo e fraterno.
SALVE O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, uma justa homenagem de um país a esse povo que tanto contribuiu e ainda contribui com sua grandeza e desenvolvimento.
Que esta quarta-feira seja abençoada para todos nós!
Manaus, 20 de novembro de 2024.