Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Experiência exitosa: Ano letivo inicia com o Rádio Escola em Benjamin Constant

Com informação da ASCOM/PMBC

Começou hoje o ano letivo nas escolas municipais de Benjamin Constant, através do Projeto Rádio Escola: Nas Ondas do Conhecimento. O “Start” foi dado ao meio dia de quarta-feira, 28 de abril. A aula inaugural foi para a Educação Infantil, com direito a cenário e professores caracterizados. O município do Alto Solimões, distante 1119 quilômetros de Manaus, desenvolveu seu próprio sistema de ensino remoto. O projeto iniciou no ano passado, em meio à primeira onda da Covid-19 no Amazonas.

Os alunos acompanham o programa pelo rádio e desenvolvem os conteúdos através de apostilas. O projeto, além de viabilizar o ensino durante a pandemia, se mostrou capaz de superar os desafios de infraestrutura e logística do interior do Amazonas. Atualmente, a região do Alto Solimões ainda enfrenta sérias dificuldades para acessar a rede mundial de computadores. Um grande trunfo do projeto é levar as aulas para locais onde a internet é precária ou inexistente. O Projeto Rádio Escola é bilíngue. Essa inovação permite transmitir as aulas também em língua Tikuna, etnia indígena predominante em Benjamin Constant.

Os preparativos para o início do ano letivo envolvem diversas medidas. Há algumas semanas, todos professores da rede municipal já haviam recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Há também um trabalho de produção e distribuição das apostilas, que foram entregues a todos estudantes das zonas urbana e rural. Nos dias 26 e 27 de abril, a SEMED promoveu a V Jornada Pedagógica do Município, também via rádio. O evento atualizou os professores sobre métodos e sistemas de ensino à distância.

Em função da Pandemia, as aulas iniciam exclusivamente na forma remota. No decorrer do ano letivo, o sistema passa a ser semi-presencial. Nessa próxima fase, os alunos vão até as escolas para tirar dúvidas e corrigir as apostilas. Isso só será possível após a imunização total dos profissionais da educação, que ocorrerá com a segunda dose da vacina.

No ano passado, as aulas eram transmitidas a partir dos estúdios da Rádio Rios FM. A programação segue na mesma emissora, mas agora a produção do Rádio Escola tem estrutura própria. Nesse ano, o projeto vai ao ar a partir de uma sala exclusiva, totalmente equipada, localizada na Escola Municipal Graziela. As aulas da Rádio Escola são ministradas ao vivo, de segunda à sexta, das 12h às 16h, e no sábado das 10h ao meio dia.

Deixe seu comentário: