Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Figueira chama colegas Deputados para debater empobrecimento do interior do Estado

O empobrecimento do interior do estado foi tema de concorrido debate, nesta quinta-feira (15 04), no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. O Deputado Angelus Figueira deu o “start” com um apaixonado discurso acerca do assunto. Engenheiro Civil de formação, mas com décadas dedicadas ao setor primário, o ex-prefeito de Manacapuru abordou o assunto com muita propriedade afirmando que essa é uma pauta reivindicatória de muitos conterrâneos do interior, cheios de problemas e sem perspectivas, na qual considero, uma realidade perversa e que precisa mudar e que merece ser debatido na casa do povo.

Em seu discurso Figueira afirmou que a “nova ordem” ecológica e ambiental, ceifaram atividades econômicas dos municípios sem um planejamento adequado, que substituíssem ocupação e renda do trabalhador rural.  “Nós tínhamos atividade da juta, malva que envolvia milhares de pais de família em Manacapuru, nos municípios do Solimões, do baixo Amazonas. Tínhamos milhares de empregos diretos, a indústria madeireira, que era muito forte em Manacapuru, Parintins, Itacoatiara, no Alto Solimões e em outros municípios. Acompanhamos o Amazonas ter milhares de hectares de reserva criados pelo uso do manejo florestal, mas assistimos ao madeireiro ser criminalizado, depois a pecuária, a agricultura, a piscicultura. Empobrecemos de forma sistemática e não podemos continuar deste jeito”, denunciou. Angelus foi taxativo ao afirmar que o Amazonas precisa evoluir com responsabilidade, flexibilização e respeito. “Nós queremos que esta pauta não seja do deputado Ângelus, dos deputados que vieram do interior, mas que seja desta casa legislativa. Precisamos encontrar recursos com responsabilidade, por isso estou propondo leis, audiências públicas, mas principalmente o engajamento desta Casa Legislativa, no sentido que possamos fazer um movimento envolvendo os políticos, tanto de Brasília, quanto de Manaus em prol do interior”

NOVA MODALIDADE DE LICENÇA AMBIENTAL

 Durante sua fala, com apartes de apoio de vários colegas, entre eles  Wilker Barreto (Podemos), Adjuto Afonso (PDT), Dermilson Chagas (Podemos), Felipe Souza (Patriota), Therezinha Ruiz (PSDB), Belarmino Lins (PP), Fausto Júnior (MDB), João Luiz (Republicanos), Tony Medeiros (PSD) , Carlinhos Bessa (PV), Figueira anunciou que vai apresentar na próxima semana projeto de Lei de Licença Ambiental por Adesão e Compromisso (LAC), nova modalidade de licença ambiental já existente em outros estados da Amazônia. “Nós estamos com um grupo muito bom envolvendo todos os atores interessados na mudança dessa realidade. E estaremos, na próxima semana, apresentando a Lei de Licença Ambiental por Adesão e Compromisso (LAC) que simplifica essa questão ambiental e que já está consolidada no bioma amazônico. Outros estados já aprovaram a nova modalidade e temos, inclusive, uma decisão do Supremo validando a LAC. Traremos para esta casa essa inovação que vai facilitar a vida do pequeno e do médio produtor rural”, garantiu.

 

O Deputado Angelus tem na sua agenda de trabalhos na ALEAM pautas colhidas em suas reuniões por vários municípios do interior. Nesta semana, por exemplo, recebeu uma comitiva de vereadores de Manacapuru e os levou até o Governador Wilson Lima onde foram apresentadas várias pautas das necessidades do município nas áreas de saúde, infraestrutura, Ações Sociais, emprego e renda. “Nossa Gratidão ao nosso Governador pela atenção que deu aos nossos representantes municipais que também se preocupam pelo bem estar daquela população.

Deixe seu comentário: