Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Governo do Amazonas apresenta ações para o desenvolvimento das cadeias produtivas sustentáveis no sul do estado

Projetos foram apresentados na 300ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração da Suframa (CAS), em Porto Velho (RO)

Dando continuidade às discussões do projeto de integração para a Zona de Desenvolvimento Sustentável (ZDS) Abunã-Madeira, o Governo do Amazonas, por meio das secretarias de Produção Rural (Sepror) e de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), apresentou as ações planejadas e/ou em execução para o desenvolvimento das cadeias produtivas do agronegócio no sul do estado, durante a 300ª Reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS), na quarta-feira (20/10), em Porto Velho (RO).

A reunião itinerante teve a presença de representantes da Superintendência da Zona Franca de Manaus e dos estados de Rondônia, Amazonas e Acre, que participaram de palestras temáticas sobre a ZDS Abunã-Madeira.

O secretário de Produção Rural do Amazonas, Petrucio Magalhães Júnior, afirma que o Governo vem fomentando o desenvolvimento da região por meio do Programa Agro Amazonas, que visa potencializar e conciliar a produção de alimentos de forma sustentável e buscando melhorar a vida do homem do campo.

“É muito importante essa integração que está ocorrendo entre o Governo Federal, o Governo do Amazonas, Rondônia e Acre. Esse alinhamento entre as secretarias é essencial para transformar a vida do cidadão, pois essa sinergia vai garantir serviços públicos mais eficientes e fazer com que aquele empreendedor da região possa ter uma proposta de projeto que atenda as legislações ambientais, tendo direito a receber o apoio do Governo, como o crédito rural e a licença ambiental”, ressalta Petrucio.

Agro Amazonas – O programa reúne uma série de ações voltadas ao fortalecimento da produção rural. Inicialmente, são 46 projetos para o biênio de 2021/2022, que contemplam ações a curto, médio e longo prazo, visando dobrar a participação do setor primário no PIB estadual até 2030.

Dentre as ações que englobam o Agro Amazonas estão o programa SOS Vicinais, que visa recuperar pontos intrafegáveis de ramais; distribuição de sementes; mapeamento da pecuária; análise de solo; entrega de equipamentos agrícolas; profissionalização de produtores rurais e servidores do setor primário; acesso ao crédito rural; entrega de insumos para pecuaristas e pescadores, subsídio para o Pro-calcário e Pro-mecanização; Conselhos Estaduais, dentre outros fomentos.

“O objetivo é fazer a integração das regiões que fazem parte da ZDS, para a relação de ações entre o Governo Federal, os governos do Acre e Rondônia e instituições privadas para impulsionar o desenvolvimento da região amazônica”, afirma Algacir Polsin, superintendente da Zona Franca de Manaus.

ZDS Abunã-Madeira – É um projeto que busca alcançar 32 municípios, localizados no sul do Amazonas, leste do Acre e noroeste de Rondônia. O projeto é considerado um fomento para o desenvolvimento sustentável da região e dos estados envolvidos.

Deixe seu comentário: