Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Idam cria Núcleo de Orientações Previdenciárias para apoiar produtores rurais

Com o objetivo de apoiar a inclusão socioeconômica e produtiva de produtores rurais, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) criou o Núcleo de Orientações Previdenciárias, voltado aos produtores rurais que trabalham com a produção de alimentos de forma individual ou coletiva (associações e cooperativas).

De acordo com a gerente de Apoio à Organização de Produtores (Georp), Joyce Magalhães, o trabalho do núcleo também irá ajudar a difundir informações sobre direitos previdenciários referentes à categoria de segurado especial, contribuindo para a desburocratização do acesso aos benefícios.

“O núcleo é de grande importância para ajudar na inclusão socioeconômica dos produtores, englobando a defesa do acesso às políticas públicas, bem como contribuir para a desburocratização e amenizar os obstáculos que acabam afastando o trabalhador dos seus direitos”, disse a gerente.

Serão realizadas no núcleo atividades como orientações previdenciárias com ênfase ao segurado especial; encaminhamentos para a rede socioassistencial e rede de garantia de direitos; formação continuada direcionada aos extensionistas sociais e assistentes sociais; articulação de parcerias institucionais; mapeamento da rede de proteção e de serviços; trabalho socioeducativo sobre direitos; produção de material informativo e estratégias que promovam a criação de canais para a socialização de informações.

Fazem parte do núcleo as assistentes sociais do Idam, que serão responsáveis por realizar os atendimentos, em virtude de suas atribuições privativas e competências profissionais. “O trabalhador rural tem dificuldade para acessar algumas políticas e serviços sociais e por isso vamos fomentar uma assistência técnica e extensão rural com abordagem social visando contribuir para o enfrentamento da pobreza e garantia mínima dos direitos sociais”, enfatizou Joyce.

Deixe seu comentário: