Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Março Amarelo: Policlínica Codajás cuida anualmente de cerca de 600 mulheres com Endometriose

Março é um mês importante para a conscientização de questões relacionadas à saúde feminina. Além do Dia Internacional da Mulher, o mês também é marcado pela campanha de Março Amarelo, que visa aumentar a conscientização sobre a endometriose, modificação no funcionamento normal do organismo em que a camada interna do útero fora de seu lugar original.

Anualmente na Policlínica Codajás, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), cerca de 600 mulheres com endometriose são acompanhadas no setor de ginecologia.

Segundo a ginecologista Dária Neves, a presença de endometriose está associada à dor na menstruação ou relação sexual e diminuição na chance de gravidez.

“Ela inicia de diversas formas durante o período menstrual. Também causa dores locais, como parte inferior das costas, abdômen, pélvis, reto ou vagina. Também pode dar dores ao defecar, durante a relação sexual ou também menstruação dolorosa, intensa, irregular e entre outros sintomas até gastrointestinal”, explica Dária.

Pesquisas sugerem que em 51% dos casos de endometriose há fatores genéticos envolvidos. Além disso, acredita-se que o padrão de vida feminino atual, como engravidar mais tarde, ter menos filhos e se submeter a um maior nível de estresse, pode influenciar o surgimento da doença, segundo a médica.

A especialista explica ainda que outros colegas profissionais precisam ficar atentos aos sintomas das pacientes, para não tratar como se fossem cólicas comuns em período menstrual.

“Em casos em que a paciente ignora a doença, isso pode levar ao agravo dos sintomas e o aumento dos focos de endometriose em toda a região pélvica, ocasionando aderências e migração dos focos para outros órgãos. O que ocasiona uma pelve congelada”, alerta a especialista.

A endometriose é uma das causas de infertilidade feminina. No entanto, ela explica ainda que isso não significa que todas as mulheres, com a doença, são inférteis. Existe a possibilidade de se ter endometriose e ainda assim conseguir engravidar, por meios naturais ou inseminação. Os estados severos de endometriose levam a infertilidade por causa ovariana e tubária, levando a tratamento por Fertilização in vitro (FIV).

Atendimento

Na Policlínica Codajás, o tratamento da endometriose pode ser feito na unidade de saúde, após consulta na Unidade Básica de Saúde (UBS), onde as pacientes são encaminhadas para este setor, explica o diretor da Policlínica Codajás, Ráiner Figueiredo.

“Aqui elas recebem o melhor tratamento com nossa equipe multiprofissional no setor de ginecologia, formado por enfermeiras, médicas, especialistas, para poderem ter mais qualidade de vida e sonhos a realizar”, finalizou o diretor.

Durante as consultas e exames, o tratamento é feito com base em medicamentos e costuma ser indicado nos casos em que os focos de endometriose estão em um estágio inicial e não acometeram grandes áreas. Na Policlínica Codajás é dispensado um dos tratamentos, com o Análogo de GnRh, o Acetato de Gosserrelina.

*Fonte eFoto: ASCOM

Deixe seu comentário: