Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Novo normal: Azul instala tapetes virtuais na fila de embarque para garantir distanciamento

Companhia aérea adotou tecnologia em 18 aeroportos do país

Azul Linhas Aéreas vai usar a tecnologia para garantir o distanciamento social nas filas de embarque dos aeroportos brasileiros. A novidade consiste na instalação de tapetes virtuais capazes de organizar a ordem de entrada dos passageiros nos voos sem a necessidade de aglomerações em razão da pandemia do novo coronavirus.

Iniciado em agosto do ano passado a fim de diminuir o tempo de espera de embarque, o projeto ganhou atualizações por causa da pandemia e agora já está presente em 18 aeroportos pelo país. Objetivo é chegar a 24 nos próximos meses.

Desenvolvida em parceria com a startup curitibana Pacer, a tecnologia indica aos passageiros o momento exato em que eles devem embarcar. Para isso, o tapete virtual apresenta no chão os números dos assentos liberados para embarque. Assim, os viajantes se levantam somente na hora em que o seu lugar aparece marcado no chão. A mesma informação é veiculada em um telão, para reforçar a importância de não se levantar antes da hora.

Giuliano Podalka, gerente de projetos especiais da Azul, conta que a viabilização do projeto exige a instalação de um kit com 12 projetores, quatro câmeras e dois telões em cada portão de embarque. O software que controla a ordem de liberação dos assentos usa inteligência artificial para operar. Com a tecnologia, o tempo de embarque da companhia diminuiu em 25%. A expectativa, no entanto, é que esse número chegue aos 50%.

Os aeroportos atendidos pela nova tecnologia estão em cidades como Curitiba, Campinas, Goiânia, Rio de Janeiro, Recife e Salvador. Com a pandemia, as orientações de distanciamento entre os passageiros foram atualizadas. Antes, era de quase dois metros. Agora, passou para 4 metros.

Deixe seu comentário: