Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

O novo normal: Como o coronavírus vai mudar as viagens de avião?

Instalações de desinfecção, check-in de sinais vitais e comissários vestindo epis são algumas dessas transformações.

 

A pandemia de covid-19 diminuiu o fluxo nos transportes públicos, afastou as pessoas das ruas, intensificou o comércio online, transformou casas em escritórios, entre outras várias mudanças. muitas delas devem se manter, pelo menos, até o final de 2020 – isso se alguns desses novos hábitos não se tornarem tão efetivos que ficarão mesmo após a distribuição de uma vacina. Para as viagens de avião, a história não é diferente. por enquanto, os procedimentos básicos das companhias aéreas estão sendo a medição da temperatura dos passageiros e redução de lugares nas aeronaves.

Mas, em alguns países, as mudanças são visíveis desde a chegada ao aeroporto até o momento em que o avião já está no ar rumo ao seu destino. no aeroporto internacional de hong kong (hkia), por exemplo, está sendo testada a cleantech, que nada mais é do que uma instalação de desinfecção. além disso, robôs autônomos de esterilização já tomaram conta dos corredores, desinfetando o aeroporto através de luz ultravioleta, que danifica o material genético de bactérias e vírus, destruindo-os.

Ao chegar ao aeroporto, é preciso realizar o check-in e despachar as malas. A etihad airways (companhia aérea dos emirados árabes) junto à empresa australiana elenium automation estão desenvolvendo um quiosque ativado por voz que monitora a temperatura, frequência cardíaca e respiratória das pessoas antes de seguirem ao check-in. se os sinais vitais estiverem fora do padrão, o passageiro é impedido de viajar. por enquanto, o dispositivo está sendo testado no aeroporto de abu dhabi. em outros locais, como índia e china, está sendo pedido no momento do check-in uma confirmação do estado de saúde do paciente por meio de aplicativos de rastreamento. se o status estiver verde, a pessoa está limpa para o voo.

quanto às malas, o ideal é despachar todas e evitar bolsas de mão. isso porque elas aumentam o risco no momento da revista, já que o funcionário pode precisar entrar em contato com seus objetos pessoais. além disso, o processo de guardá-las no maleiro do avião pode causar congestionamentos nos corredores.

Tudo pronto, hora do embarque. esse é o momento mais conturbado – e também o mais perigoso. forma-se uma fila gigante, os funcionários devem pegar seus documentos e passagens e todos passam pelo mesmo caminho rumo aos corredores apertados e sem ventilação das aeronaves. o engarrafamento até a chegada ao assento é característico.

mas algumas propostas já estão revendo essa bagunça. primeiro, algumas companhias aéreas estão solicitando que os passageiros utilizem documentos digitais, dessa forma, eles não terão que passar por outras mãos e todos se mantêm protegidos.

Quanto ao engarrafamento, temos três possíveis soluções: a primeira sugerida por michael schultz, engenheiro do instituto de logística e aviação da universidade de dresden (alemanha), em que o embarque ocorreria pelas duas portas do avião (frontal e traseira), liberando o fluxo e deixando também que os passageiros passem pela pista (o que significa ar livre); há também o método steffen, em que os passageiros embarcariam em ondas. por exemplo, primeiro os próximos da janela com o intervalo de dois assentos entre eles (a-30, a-28 e a-26), depois os do meio, e por aí vai; e por fim, têm-se a escolha do assento na hora por inteligência artificial. o bilhete seria lido e a pessoa direcionada para o lugar de acordo com a disposição prévia da nave.

 

O motivo para não terem implantado antes esses mecanismos diz respeito a tempo e dinheiro. teria que haver certa organização prévia e um maior período de embarque, o que resultaria em menos voos e menos vendas de passagens.

após estarem todos em seus lugares, o avião se prepara para a decolagem. nesse momento, é possível respirar aliviado. com o motor ligado, começam a funcionar os filtros hepa (sigla em inglês para retenção de partículas de alta eficiência) que equipam a aeronave. os filtros removem 99% dos vírus e bactérias ligados às gotículas que estão presentes no ambiente.

Os passageiros podem viajar com frascos pequenos de álcool gel e devem estar de máscara durante todo o processo. algumas companhias não estão oferecendo comida, apenas água, o que reduz a circulação de funcionários pelo avião. além disso, a qatar airways, por exemplo, não está mandando seus comissários em trajes típicos, mas sim com roupas protetivas, como as usadas em hospitais.

Deixe seu comentário: