Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

quarta-feira, 4 de novembro é o 309.º dia do ano bissexto, faltam 57 para acabar 2020. dia do Inventor.

Destaques desta quarta-feira:

– Covid-19 já matou mais de 160 mil em 99,9% das cidades

– No AM mais 421 caso novos e dez óbitos

– RJ libera praia e pista de dança em nova fase de flexibilização

– Governadores pedem apoio do Congresso para garantir vacina

Eventos históricos

Nascimentos

Mortes

Feriados e eventos cíclicos

Brasil

Cristianismo

Santo do Dia: São Carlos Borromeu

Carlos, o segundo filho de Gilberto, nasceu em 2 de outubro de 1538. Menino ainda, revelou ótimo talento e uma inteligência rara. Ao lado dessas qualidades, manifestou forte inclinação para a vida religiosa, pela piedade e o temor a Deus. Ainda criança, era seu prazer construir altares minúsculos, diante dos quais, em presença dos irmãos e companheiros de idade, imitava as funções sacerdotais que tinha observado na Igreja. O amor à oração e o aborrecimento aos divertimentos profanos, eram sinais mais positivos da vocação sacerdotal.

O ano de 1562 veio a Carlos com a graça do sacerdócio. No silêncio da meditação, lançou Carlos planos grandiosos para a reorganização da Igreja Católica. Esses todos se concentraram na ideia de concluir o Concílio de Trento. De fato, era o que a Igreja mais necessitava, como base e fundamento da renovação e consolidação da vida religiosa. Carlos, sem cessar, chamava a atenção do seu tio (que era Cardeal e foi eleito Papa, com o nome de Pio IV) para essa necessidade, reclamada por todos os amigos da Igreja. De fato, o Concílio se realizou, e Carlos quis ser o primeiro a executar as ordens da nova lei, ainda que, por essa obediência, tivesse de deixar sua posição para ocupar outra inferior.

Carlos sabia muito bem que a caridade abre os corações também à religião. Por isso, grande parte de sua receita pertencia aos pobres, reservando para si só o indispensável. Heranças ou rendimentos que lhe vinham dos bens de família, distribuía-os entre os desvalidos. Tudo isso não aguenta comparação com as obras de caridade que o Arcebispo praticou. Quando em 1569-1570, a fome e uma epidemia, semelhante à peste, invadiram a cidade de Milão, não tendo mais o que dar, pedia ele próprio esmolas para os pobres e abria assim fontes de auxílio que teriam ficado fechadas.

Quando, porém, em 1576, a cidade foi atingida pela peste e o povo abandonado pelos poderes públicos, visto que ninguém se compadecia do povo, ainda procurava os pobres doentes dos quais ninguém lembrava, consolava-os e dava-lhes os santos sacramentos. Tendo-se esgotado todas as fontes de recurso, Carlos lançou mão de tudo o que possuía para amenizar a triste sorte dos doentes. Mais de cem sacerdotes tinham pago com a vida, na sua dedicação e serviço aos doentes. Deus conservava a vida do Arcebispo e esse se aproveitou da ocasião para dizer duras verdades aos ímpios e ricos esquecidos de Deus.

Gregório XIII não só rejeitou as acusações infundados feitas ao Arcebispo, como também recebeu Carlos Borromeu em Roma, com as mais altas distinções. Em resposta a esse gesto do Papa, o governador de Milão, organizou no primeiro domingo da Quaresma de 1579, um indigno préstito carnavalesco pelas ruas de Milão, precisamente à hora da missa celebrada pelo Arcebispo. O mesmo governador, que tanta guerra ao Prelado movera e tantas hostilidades contra São Carlos estimulara, no leito de morte, reconheceu o erro e teve o consolo da assistência do santo Bispo na hora da agonia. Seu sucessor, Carlos de Aragão, duque de Terra Nova, viveu sempre em paz com a autoridade eclesiástica. O Arcebispo gozou desse período só dois anos.

Quando em outubro de 1584, como era de costume, se retirara para fazer os exercícios espirituais, teve fortes acessos de febre, aos quais não deu importância e dizia: “Um bom pastor de almas deve saber suportar três febres, antes de se meter na cama”. Os acessos renovaram-se e consumiram as forças do Arcebispo. Ao receber os santos sacramentos, expirou aos 03 de novembro de 1584. Suas últimas palavras foram: “Eis Senhor, eu venho, vou já”. São Carlos Borromeu tinha alcançado a idade de 46 anos.

O Papa Paulo V canonizou-o em 1610 e fixou-lhe a festa para o dia 04 de novembro.

São Carlos Borromeu, rogai por nós!

 

PREVISÃO DO TEMPO

 

01 – #UseMáscara/Ana Paula Costa | 01’14”

Covid-19 já matou mais de 160 mil e está em 99,9% das cidades

 

02 – CORONAVÍRUS/João Vitor dos Santos | 01’48”

Rio libera praia e pista de dança em nova fase de flexibilização

 

03 – CORONAVÍRUS/Hiury Wdson | 01’58”

Governadores pedem apoio do Congresso para garantir vacina

 

04 – JUSTIÇA/Ana Paula Costa | 04’56”

Caso Mariana Ferrer: absolvição por “estupro culposo” existe?

 

05 – MEIO AMBIENTE/Hiury Wdson | 02’00”

Mourão leva embaixadores à Amazônia e defende atuação do Brasil

 

06 – ECONOMIA/Hiury Wdson | 01’56”

Desoneração: governo deve trabalhar para evitar derrubada do veto

 

07 – ECONOMIA/Regis Salvarani | 02’07”

Veto à desoneração da folha de pagamento pode levar a cortes

 

10 – ECONOMIA/Allan Barbosa | 01’19”

Empréstimo de um bilhão de dólares vai reforçar bolsa família

 

08 – ELEIÇÕES 2020/Radioweb | 01’17”

Conheça os protocolos de segurança para votar em meio a pandemia

 

09 – ELEIÇÕES 2020/Diego Sigales | 02’59”

Violência com motivação política se intensifica nas eleições

 

11 – CHAMPIONS LEAGUE/Kadu Macri | 02’26”

Rodrygo marca na vitória do Real Madrid diante da Inter de Milão

 

12 – BRASILEIRÃO/Kadu Macri | 02’39”

São Paulo e Fluminense fecham primeiro turno em alta

 

13 – COPA DO BRASIL/Kadu Macri | 02’37”

Botafogo empata com o Cuiabá e está eliminado

 

14 – SELEÇÃO BRASILEIRA/Felipe Zboril | 01’31”

Tite corta o lesionado Rodrigo Caio e Militão que está com Covid

 

15 – CIDADANIA/Agatha Gonzaga | 01’55”

Extensão do auxílio emergencial: confira prazos para contestar

 

16 – MEIO AMBIENTE/Sandra Fontella | 01’29”

Justiça e proteção ambiental são temas de seminário internacional

 

17 – JUSTIÇA/Raquel Carneiro | 02’27”

Código de Trânsito: o que muda na sua carteira de motorista?

 

18 – ECONOMIA/Janaína Oliveira | 02’46”

Economistas estimam inflação acima de 3% em 2020

 

19 – SAÚDE/Allan Barbosa | 02’03”

Missão conjunta reforça atenção à saúde da população indígena

 

20 – SAÚDE/Allan Barbosa | 01’45”

SUS recebe R$ 221 mi para tratar obesos, diabéticos e hipertensos

 

21 – GIRO DE NOTÍCIAS/Felipe Zboril | 07’15”

Trump se autodeclara vencedor das eleições e apurações seguem

 

22 – COMPORTAMENTO/José Maurício Pires Alves | 01’31”

Na medida: pensando positivamente

 

Casos de Covid-19, no Amazonas, são atualizados pela FVS-AM nesta terça-feira (03/11)

 

O Boletim Diário Covid-19 da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), edição nº 214, divulgado, nesta terça-feira (03/11), traz o registro de 421 novos casos de Covid-19. Destes, 376 foram detectados por testes rápidos, sendo 115 na capital e 261 no interior, que identificam os anticorpos, a maioria dos quais, casos antigos que podem ter ocorrido no pico da pandemia, com data de início dos sintomas entre, pelo menos, oito e 180 dias ou mais das primeiras manifestações da doença.

Outros 45 foram detectados por RT-PCR, o qual aponta casos novos que estão entre o 3º e 6º dias da doença. Do total de casos detectados por RT-PCR, 33 são na capital e 12 do interior, totalizando 162.560 casos da doença no estado.

Conforme o boletim, foram confirmados oito óbitos por Covid-19, sendo seis ocorridos no dia 02/11 e dois óbitos foram encerrados por critério clínicos, de imagem, clínico-epidemiológico ou laboratorial, elevando para 4.573 o total de mortes. Na capital, de acordo com dados da Prefeitura de Manaus, nesta segunda-feira (02/11), foram registrados três sepultamentos de Covid-19. O boletim acrescenta ainda que 19.347 pessoas com diagnóstico de Covid-19 estão sendo acompanhadas, o que corresponde a 11,90% dos casos confirmados ativos.

 

Assistência – Entre os casos confirmados de Covid-19 no Amazonas, há 423 pacientes internados, sendo 274 em leitos clínicos (44 na rede privada e 230 na rede pública), 148 em UTI (51 na rede privada e 97 na rede pública) e um em sala vermelha, estrutura voltada à assistência temporária para estabilização de pacientes críticos/graves para posterior encaminhamento a outros pontos da rede de atenção à saúde.

Há ainda outros 48 pacientes internados considerados suspeitos e que aguardam a confirmação do diagnóstico. Desses, 34 estão em leitos clínicos (24 na rede privada e 10 na rede pública), 14 estão em UTI (10 na rede privada e quatro na rede pública).

 

Notificação – O boletim é construído com as informações disponibilizadas diariamente pelas prefeituras municipais, todos os dias da semana, incluindo fins de semana e feriados. A consolidação dos casos notificados no Amazonas é realizada pela FVS-AM a partir de informações obtidas em três sistemas: e-SUS Notifica, Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) e o Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), até às 10h de cada dia. Em Manaus, foram notificados 191.420 casos, enquanto no interior do estado, o número chega a 216.678.

Nesta edição, seis municípios não atualizaram o sistema de informação para consolidação dos dados do boletim, são eles: Anamã, Benjamin Constant, Santa Isabel do Rio Negro, Santo Antônio do Içá, Tapauá e Tonantins.

 

Municípios – Dos 162.560 casos confirmados no Amazonas até esta terça-feira (03/11), 63.705 são de Manaus (39,19%) e 98.855 do interior do estado (60,81%).

Além da capital, os 61 municípios têm casos confirmados:

 

Óbitos – Entre pacientes em Manaus, há o registro de 2.906 óbitos confirmados em decorrência do novo coronavírus. No interior, são 61 municípios com óbitos confirmados até o momento, totalizando 1.667.

 

CASOS ÓBITOS
01 Coari (7.515); Manacapuru (161);
02 Parintins (6.285); Parintins (146);
03  São Gabriel da Cachoeira (4.563); Coari (116);
04  Manacapuru (4.239); Tefé (95);
05  Tefé (4.049); Tabatinga (83);
06 Humaitá (3.654); Humaitá (78);
07 Carauari (3.221);  Itacoatiara (78);
08 Lábrea (3.008); Iranduba (59);
09 Barcelos (2.786); São Gabriel da Cachoeira (58);
10 Eirunepé (2.560);  Maués (48);
11 Itacoatiara (2.474); Lábrea (41);
12 Iranduba (2.473); Benjamin Constant (40);
13 Presidente Figueiredo (2.472);  Autazes (37);
14  Santa Isabel do Rio Negro (2.265); Manicoré (36);
15 Ipixuna (2.155); Presidente Figueiredo (30);
16  Maués (2.071); Santo Antônio do Içá (27);
17 São Paulo de Olivença (2.026);  São Paulo de Olivença (26);
18 Tabatinga (1.941);  Barcelos (25);
19 Careiro (1.906); Nova Olinda do Norte (25);
20 Benjamin Constant (1.641);  Barreirinha (23);
21  Rio Preto da Eva (1.615);  Borba (23);
22 Manicoré (1.527); Rio Preto da Eva (23);
23 Pauini (1.427);  Careiro (22);
24 Autazes (1.397); Manaquiri (21);
25 Boca do Acre (1.363); Carauari (20);
26  Atalaia do Norte (1.354); Fonte Boa (19);
27  Santo Antônio do Içá (1.313); Santa Isabel do Rio Negro (19);
28  Alvarães (1287); Alvarães (17);
29 Urucurituba (1.287); Jutaí (16);
30  Barreirinha (1.273); Tonantins (16);
31  Nova Olinda do Norte (1.102);  Guajará (15);
32 Itapiranga (1.090); Nhamundá (15);
33  Tapauá (1.041); Anori (13);
34 Beruri ( 994);  Boca do Acre (13);
35 Anori ( 986); Novo Aripuanã (13);
36 Amaturá ( 977);  Uarini (13);
37 Guajará ( 947); Beruri (12);
38 Nhamundá ( 920); Eirunepé (11);
39  Fonte Boa ( 914);  Amaturá (10);
40 Envira ( 906); Ipixuna (10);
41  Uarini ( 839); Itapiranga (10);
42 Novo Aripuanã ( 820);  Urucará (10);
43 Anamã ( 813); Caapiranga (9);
44 Urucará ( 796);  Novo Airão (9);
45 Borba ( 750);  Juruá (8);
46 São Sebastião do Uatumã ( 657); Urucurituba (8);
47 Tonantins ( 649);  Codajás (7);
48 Itamarati ( 583);  São Sebastião do Uatumã (7);
49  Manaquiri ( 576);  Itamarati (6);
50  Canutama ( 574); Silves (5);
51 Juruá ( 572); Tapauá (5);
52 Maraã ( 571);  Apuí (4);
53 Silves ( 545); Atalaia do Norte (4);
54 Novo Airão ( 530);  Careiro da Várzea (4);
55 Japurá ( 485); Maraã (4);
56  Boa Vista do Ramos ( 443); Pauini (4);
57 Jutaí ( 423); Boa Vista do Ramos (3);
58 Caapiranga ( 365);  Canutama (3);
59 Careiro da Várzea ( 284);  Envira (2);
60 Codajás ( 279) Anamã (1)
61  Apuí ( 277).  Japurá (1).

Deixe seu comentário: